O atletismo
é um conjunto de três desportos: corrida (estafetas, milhas, maratonas…),
lançamentos (lançamento do peso, do dardo…) e saltos (salto em
comprimento, salto em altura…).
No geral,
o atletismo é praticado em estádios ou pavilhões, exceto as corridas longas (maratona,
treino…), que são praticadas em vias públicas ou no campo, como o
corta-mato.
História do atletismo:
Os romanos continuaram a celebrar as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. As competições de atletismo voltaram a ter espaço e lugar na Inglaterra, em meados do século XIX, tendo-se então convertido gradualmente no desporto favorito dos ingleses.
Também no século XIX realizaram-se as primeiras reuniões atléticas universitárias, que envolveram as universidades de Oxford e Cambridge (1864). O primeiro encontro nacional foi em Londres (1866) e o primeiro encontro amador foi celebrado nos Estados Unidos em 1868, em pista coberta. Posteriormente, o atletismo teve forte adesão na Europa e América.
Em 1912, fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central em Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo à escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.
Sem comentários:
Enviar um comentário